Notícias‎ > ‎

Dissertação de Mestrado sobre Misofonia

postado em 30 de nov de 2017 04:48 por Grupo de Trabalho AVBM   [ atualizado em 17 de abr de 2018 11:36 por TV Misofonia ]

AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO SELETIVA EM PACIENTES COM MISOFONIA

Mapa Mental da Misofonia
Mapa Mental da Misofonia da AVBM

Mais uma contribuição da Produção Acadêmica Brasileira para indexarmos ao nosso Mapa Mental de Misofonia.

Trata-se da Dissertação de Mestrado da pesquisadora Fúlvia Eduarda da Silva, publicada pela Universidade de São Paulo - USP, em sua Biblioteca Digital de Testes e Dissertações e disponível em versão eletrônica.

A Dissertação apresenta um estudo de alterações de atenção seletiva, comparando um grupos de voluntários que apresentam Misofonia com outros dois grupos:  voluntários que apresentam Zumbido, sem Misofonia e; voluntários que não apresentam Misofonia e Zumbido.

Os Voluntários que apresentam Misofonia são participantes do grupo online Misofonia em Português, residentes em São Paulo e foram convidados para participarem.

Os voluntários realizaram entrevistas e foram submetidos a testes de identificação de frases (Sentenças Dicóticas). Enquanto os testes eram aplicados, os voluntários foram expostos a ruídos, inclusive alguns que desencadeiam a Misofonia.

O estudo sugere em sua conclusão que voluntários com misofonia “podem apresentar alteração da atenção seletiva quando expostos a sons que desencadeiam esta condição”.

Para acessar a Dissertação, acesse Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP