Campanhas‎ > ‎

Dia Nacional de Conscientização Sobre a Misofonia - Novembro Laranja

Dia Nacional da Conscientização Sobre a Misofonia

Breve Histórico

A Origem da palavra MISOFONIA vem do grego que significa:
Miso: tem sua origem no grego “miseo” que exprime a noção de ódio ou aversão.
Fonia: também tem origem no grego “phone”, aliado ao “ia” que tem o sentido de tom, portanto exprime a noção de som.

A enfermidade Misofonia foi catalogada em 1991, pelos cientistas Pawel Jastreboff e Margaret Jastreboff.
Trata-se de “Ódio ao Som”, um distúrbio presumidamente neurológico da sensibilidade auditiva contra sons fortes ou fracos.

As primeiras referências sobre Misofonia na internet brasileira surgiram em 2010, no Blog [Coisas que eu Odeio] e assim começaram a surgir matérias sobre o assunto na imprensa.

Em 2013 o Grupo [Misofonia em Português] foi criado no Facebook, com o objetivo de divulgar, trocar informações, ser um local de desabafo e compartilhar relatos, tratamentos e possíveis melhoras. Atualmente o grupo tem a participação de 3.840 membros (até 20/10/2017).  

Em 2014 foi veiculada a primeira matéria sobre Misofonia na TV aberta. Pesquisas começaram a ser realizadas, bem como a Primeira Conferência sobre Misofonia na Bahia. Surgiram depoimentos nas redes sociais como os Blogs Diário de um Misofônico e o site do Instituto Ganz Sanchez que criou o SOS Misofonia, apoiado pela da Dra. Tanit Ganz Sanchez.

Em 2017 foi lançado o site da AVBM (este site) para divulgação de artigos acadêmicos e os veiculados na imprensa sobre pesquisas e estudos, bem como acesso à bibliotecas e bancos de dados virtuais de pesquisas sobre Misofonia, além da elaboração um Glossário e um Mapa Mental sobre todos os conteúdos indexados no site.

Com a necessidade de se criar um evento de divulgação, a AVBM e o Grupo Misofonia em Português entraram em contato com outras iniciativas, como a de um projeto em tramitação na Alesp - Assembleia Legislativa de São Paulo - e a campanha do Dia Nacional de Conscientização do Zumbido, denominado Novembro Laranja. Fomos então convidados pelo Instituto Ganz Sanchez a participar dos eventos do Novembro Laranja, sendo a data de 12/11 sugerida para o Dia da Conscientização da Misofonia.

Novembro Laranja - Edições anteriores
Novembro Laranja - Edições Anteriores
(Fotos da Página do Instituto Ganz Sanchez no Facebook)

Abraçamos o mês e a data para os eventos de divulgação da Misofonia e demos início ao planejamento ainda no final do mês de Setembro de 2017.


 


TVMisofonia

TVMisofonia

A TvMisofonia é uma criação da Associação Virtual Brasileira de Misofonia - AVBM em parceria com o Grupo do Facebook “Misofonia em Português”. O objetivo do canal Tv é de divulgar matérias sobre o transtorno de aversão ao barulho – a Misofonia.  A TvMisofonia veicula matérias, entrevistas, Lives e outros vídeos voltados para a divulgação, o esclarecimento e a busca de tratamentos e cura para a doença. A meta é alcançar profissionais que se interessam em pesquisar e tratar a síndrome, além de identificar novos pacientes e levar um lenitivo para os Misofônicos. Acreditamos que a Misofonia tem tratamento e cura! A informação e o esclarecimento são os passos iniciais para essa conquista


O Projeto


Um evento com ampla divulgação nacional e participando de uma campanha, necessita de uma  grande estrutura e coordenação. Então um projeto foi elaborado para abranger todos os itens, ações e metas para a realização do Evento e sua participação na Campanha. Então alguns documentos foram elaborados para a definição, objetivos e metas do Projeto. Apresentamos abaixo, o documento de projeto - Kick off - que é a apresentação resumida do projeto para parceiros (os stakeholders e sponsors do projeto) e a comunidade.



O planejamento e a execução deste projeto será conduzido pela 4Gestor em conformidade com as melhores práticas de Gestão de Projetos, publicadas no PMBOK®

Pontos principais do escopo do projeto:
  • Divulgação, por e-mail, em larga escala na sociedade brasileira para:
    • Agencias e Empresas Governamentais
    • Os três poderes da República nas esferas: Federal e Estadual
    • Centros de Ensino e Pesquisa nacionais e internacionais 
    • Associações Civis e as Associações de Classe
    • Imprensa
  • Publicações nas principais redes sociais
  • Lançamento da TVMisofonia, produzindo vídeos institucionais e Playlists com todos os vídeos já publicados sobre Misofonia
  • Entrevistas e participações de especialistas e portadores em Programas de TV e Lives na internet 
  • Palestras e Eventos presenciais em várias cidades, culminando com o dia da Misofonia
  • Criação de Cadastros dos Profissionais, Centros e Institutos de Pesquisa e Tratamento da Misofonia
  • Consolidação do Site misofonia.org
Mapa Mental Resumido do Projeto

Mapa Mental resumido do Projeto
Clique para ampliá-lo


Participe, seja voluntário

Participe das nossas atividades da campanha com depoimentos, relatos, artigos, vídeos, ajudando a montar os eventos presenciais na sua cidade.

Veja aqui a lista abreviada de voluntários

Para mais informações